Monday, June 10, 2013

O FIM DA CHUPETA ...

Sabe uma daquela mulheres que dizem meu filho não vai chupar chupeta ...?

Bem, eu fui uma dessas mulheres que se viu voltando atraz e elaborando o discurso de uma maneira um pouco diferente. O novo dizia: Minha filha não vai chupar chupeta depois dos dois anos. Esse discurso eu posso assinar.
E assinei. Como? Bem, eu posso garantir que não foi fácil. Quando minha filha completou um ano e meio eu pensei que seria a hora de começar o treinamento para abolir a chupeta. Conversei muito e reduzi a chupeta somente para a hora de dormir.
O fato de não ter usado a chupeta como uma forma de acalentar a criança em horas de choro, ajudou na transição, pois durante o dia quando ela pedia a chupeta nós guiávamos a atenção dela para outras atividades.
Um dia em uma das visitas à biblioteca, eu aluguei um livro que falava sobre o abandono da chupeta.
O livro se chamava “No more pacifier for piggy” de Bernette Ford and Sam Williams. Esse foi o livro de cabeçeira durante uma semana. Uma semana porque esse foi o tempo que precisou para minha filha abandonar a chupeta definitivamente. Ela realmente entendeu a estória e não se importou quando eu dizia  -  chupeta?!  Não mais!
O processo todo durou seis meses. Durante esse tempo houve duas grandes recaidas. O passo atraz ocorreu quando nós viajamos de férias para outro país. O fato de estar fora de casa, com pessoas diferentes e comidas deliciosas mas não familiar ao paladar fez meu coração amolecer e minha razão falar com o meu bom-senso. Eu pensei que o processo de abandonar a chupeta deveria ser pausado durante as férias de duas semanas, afinal quem precisa de guerra durante os poucos dias de paz e sossego?
Essa técnica funcionou para mim e minha filha. Cada realidade é diferente. Como foi ou está sendo a sua?

 

 

No comments:

Post a Comment